Thursday, September 6, 2012

Onde está o Drama?


“Um bom negócio e uma grave lição: provaste-me ainda uma vez que o melhor drama está no espectador e não no palco.”
(Machado de Assis, “A Chinela Turca”)

A última frase desse conto talvez tenha o significado mais profundo de todas. Sugere que não importa quão interesante é o drama, o espectador faz com que entenda de certa forma. Pode ser o que está acontecendo na vida dele ou o que passa na mente dele, mas há áreas em que o leitor ou espectador pode inventar diferentes significados para a mesma história. O Duarte já imagina e interpreta o sonho de acordo com os pensamentos dele. 

Na minha vida, vejo que essa mesma sensação acontece comigo. Quando está acontecendo uma coisa importante, em que sempre estou pensando, meus sonhos e pensamentos começam a refletir isso. Acontecimentos na vida real começam a parecer sonho. E sonhos começam a parecer vida real. Eu acho que o Machado de Assis está chamando atenção às coisas que o Duarte faz por causa do que está imaginando. Nós reagimos aos sonhos como se fosse a vida real, mas em realidade, estamos confusos. 


Faz me lembrar de capítulos em certos livros em que um dos personagens sonha algo muito louco. O leitor fica desesperado, o personagem do livro está com problemas, todo mundo não sabe o que esperar. E, de repente, ficamos descobramos que tudo foi um sonho e que a vida vai continuar. Autores fazem isso para manter a atenção dos leitores, mas também, para mostrar que essas coisas podem acontecer com todo mundo. Nunca sabemos quando acontecerá conoscos.

No comments:

Post a Comment