“Como Zé-do-Burro, cada um de nós tem suas promesas a pagar. A Deus ou ao Demônio, a uma Ideia. Em uma palavra, à nossa própria necessidade de entrega, de afirmação.”
Como em aula, pensei na frase acima do autor Dias Gomes. Apesar de não ter terminado a peça ainda, consigo perceber que a mensagem dela será das promessas que todos nós temos de cumprir. Ao ler ou assistir às aventuras do Zé-do-Burro, o leitor aprende como é que ele aborda cumprir a sua promessa. Enquanto nós, talvez, não tenhamos feito promessa a uma Santa, temos outras coisas na vida para cumprir ou provar.
Algumas pessoas têm promessas ou metas bem religiosas, outras pessoas não religiosas. Umas fazem metas de estudar mais enquanto outras fazem metas de achar novos amigos. Embora existam promessas triviais como as mencionadas acima, também há gente que fazem propósito de provar alguma coisa ao mundo, à familia ou a Deus. Querem afirmar a sua validade ou às vezes provar que seu propósito na vida seja bom.
Falando neste assunto, eu fiquei imaginando qual seria a minha promessa. É claro que não fiz nenhuma promessa para Santa Bárbara, mas como todo mundo, tenho algumas coisas para provar. Acho que a minha promessa seria também religiosa. Como tenho sido muito abençoado com uma familia perfeita e uma bela esposa, sinto algum dever a Deus de pagar Ele de volta. E vou fazer isto.

No comments:
Post a Comment