Thursday, November 29, 2012

A Grande Viagem



Queria fazer uma análise da foto acima. Para mim, existe uma grande quantidade de símbolos no filme “O Pagador de Promessas.” Os primeiros 10 minutos do filme, antes de ser falado nada, o diretor interpreta a caminhada do Zé-do-Burro e sua esposa. Como mostrado na foto acima, os dois enfrentam uma longa caminhada de duas maneiras diferentes. E além disso, o filme analisa a atitude e o tom da caminhada pelas coisas que mostra nos primeiros momentos do filme.

A primeira interpretação do tom da viagem é a música que toca atrás. Durante vários minutos no início do filme, Zé-do-Burro e sua esposa caminham pelo deserto, na lama, sobe montanhas e tudo isso enquanto carrega a cruz em cima dos ombros. A música que toca nestes momentos utiliza um tom alto e escuro. Também toca música do candomblé onde o Zé foi visto no início do filme. A música do candomblé incorpora uma sensação de dois lados lutando pela atenção do Zé. Ele quer entregar a cruz à igreja católica mas fez a promessa num terreiro de candomblé.

Mais uma coisa que o filme monstra, que também prova a atitude da Rosa, é a distância da qual a Rosa anda do Zé. Nesta parte do filme, os dois são mostrados andando para a igreja. Como é uma longa viagem, demora um bom tempo para chegar. Neste tempo todo, a Rosa caminha atrás do Zé sem falar com ele. Assim, percebemos que ela não quer estar lá com ele. Parece que está indo para ser uma boa mulher, mas não queria fazer a viagem toda. O diretor faz muito para passar este tom já no início do filme. 

No comments:

Post a Comment